quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Pedagogia De Jesus



Educar é uma missão gloriosa,porém,dificilima.Pois,ultrapassa os espaços fisicos delimitados na horizontalidade do ler e escrever;do interpretar textos e adquirir culturas,estilos classicos e etiquetas sociais besuntadas;além,é claro,da mera tramitação de conhecimentos academicos ou informações laboriais teoricas convincentes.
Por isso,educar não é blá-blá-blá,não é lançar palavras ao vento e nem é a conceitualização fria de leis caducadas pela ineficiencia no chão do nosso proprio tempo.

O Verbo Eterno Em Carne e Osso



Logos , que quer dizer palavra , é uma expressão comum de origem grega e que aparece com aplicativos textuais amplos em muitas passagens do Novo Testamento.
Porém , de modo peculiar , ela já vinha sendo trabalhada muito antes pelos judeus devotos que criam na palavra como a Sabedoria regente e incorporada na própria criação e pelos gregos pertencentes ao universo do pensamento filosófico através da idéia abstrata de uma Mente metafísica incorpórea como a causa explicável do mundo material e seu respectivo processo de sustentabilidade governamental superior.

O Parodoxo Do Sucesso Humano



O sucesso segundo o padrão humano não tem,necessariamente,nenhuma ligação peremptória com o caráter de quem o possui;muito menos correspondência interior quanto aos fatos materializados do lado de fora das pessoas;tampouco é medido pelo critério ajuizado da retidão conforme a equidade da justiça o determina ser.
Seus elementos abalizadores originam-se das grifes do momento,dos pedigrees corporificados na história,dos louros do status adquirido,das idéias reconhecidas e aceitas,da maioridade quantitativa do que quer que puder apresentar-se com vestes de grandeza,das aparências estéticas muito bem formatadas na confraria convencional da beleza exterior e das multiplicidades de discernimentos presentes na conjuntura conceitual de sucesso onde manifestações semelhantes a estas ocorram como prêmio existencial para quem almeja vivenciá-los narcisista,hedônica e pragmaticamente.

Desencontros De Gerações



A história é contada através dos desencontros de gerações que nunca param de existir.Alguns chamam a isto de progresso.Outros de ferida sócio-cultural humana.E há também quem diga tratar-se de algo que retrata a ordem natural das coisas.
Seja como for , qualquer um em qualquer tempo , tanto sofre as influências do mundo que o cerca quanto altera-o na medida em que caminha.
Porém , muito mais importante que o dia de ontem e o dia de amanhã , é o dia de hoje.

A Ir-racionalidade Da Razão



Pensar , refletir ou ponderar , equilibradamente , está se transformando em coisa de indivíduos que não tem o que fazer.Por isso , hoje , vemos tantos desencontros encontrados do lado de dentro das pessoas.São vítimas dessa crescente onda de ir-racionalidade pragmática interior.São seres descerebrados na capacidade de intuir com a inteligência visceral e intrínseca da mente.
Daí , haver em todo canto da Terra , muitos livros e pouca cultura , muitas informações e estudos acadêmicos e pouco requinte intelectual , muita produção comercial de sons rítmicos e pouca musicalidade criativa , muita tecnologia cientifica e pouca ação efetivamente concreta na preservação da vida no mundo , muito mal e pouco bem , e como não poderia deixar de ser , muita crença e pouca fé.

O Convite De Jesus




O convite de Jesus para segui-lo é algo destituído de pompas , de pré-requisitos básicos , de maneirismos político-filosóficos ou ideológicos , de imposições partidárias religiosas , de manipulações ardilosas do universo espiritual da vida , de carência afetiva ou da tentação divina em querer subornar-nos com as benesses advindas de um possível encontro existencial com Ele .
Daí , paradoxalmente , ser o convite : universal , direto , pessoal , intransferível , franco , claro , singelo , objetivo , amigo , prático , experiencial , ímpar , irreligioso , e , sobretudo , cheio de Graça e Amor .
A resposta , a seu tempo , cada um é quem a dá .

A Ditadura Da Religião



Religião é uma idealização equivocada , um capricho doentio , uma carência afetiva insaciável , um sadomasoquismo disfarçado de outra coisa muito pior , um mal desnecessário , um estado constante de rebelião em relação a DEUS , um flerte histórico “politicamente correto” , um mecanismo de defesa instintual primitivo , um código comportamental fixo , um mundo de aplicabilidades estéticas , uma lorota bemvinda , porém , extremamente respeitada.

Estação Rio Das Ostras:Um Ano de Caminhada


Neste primeiro ano de caminhada entre os do Caminho , trilhamos com a consciência firme nas resoluções do Evangelho acerca do que é essencial à vida de quem segue o Senhor Jesus historicamente como discípulo , seguindo a verdade em amor .
Assim , começando em primeira de Pedro , por um período de aproximadamente quatro meses e desde então em Marcos , iniciamos uma leitura semanal reflexiva do Novo Testamento , reavaliando e ampliando o sentido de estarmos em Cristo tanto na perspectiva individual quanto nos horizontes que nos definem Nele na condição de Igreja .

Sem Borocoxô Com Deus



Nos Evangelhos , ou seja , em Mateus , Marcos , Lucas e João , não há qualquer indício que aponte Jesus tentando fazer média com quem quer que fosse .
Entretanto , embora tal atitude desse à Ele a credibilidade mínima necessária para fazer o que fazia e como fazia isto provocou , em contrapartida , sentimentos hostis violentos de rejeição ao carater vital da obra messiânica da qual estava investido .
E , mais que isto : trouxe , de fato e também , a eclosão de três grupos primitivos básicos : os que o admiravam , os que o rejeitavam e os que o seguiam .

Igreja de Deus



Há algumas vozes eruditas do meio religioso brasileiro cristão vociferando a ideologia eclesiológica segundo a qual a Igreja de Deus nessa Terra é muito mais meritória do que qualquer outro ambiente social de convívio , seja ele o trabalho , a nação , o povo , os amigos e pasmem , a própria família.
Interessante é que em nenhum momento ou lugar Jesus disse isso.Consequentemente , nem Pedro ,nem Tiago , nem João , nem Paulo ou algum outro apóstolo trataram as coisas dessa maneira.
Mesmo porque , o bate-papo corriqueiro entre os primeiros discípulos retratavam o universo da fé e do viver na cristocentricidade do ser em Deus . Por isso , não falavam aos homens “de” Igreja , mas de Jesus.

Jesus:Gente Boa de Deus!



Jesus foi um camarada extraordinário.Uma figura ímpar na sociedade humana.Se não , veja : apreciava um bom vinho; contava histórias ; brincava com crianças ; incluía os excluídos ( doentes , pobres , analfas de pai e mãe , mulheres , bandidos , prostitutas , revolucionários , traidores , homossexuais ( eunucos ) , adúlteros , irreligiosos e afins );tinha o controle absoluto das próprias emoções ( mesmo quando ficava visivelmente emocionado ) ; servia com perseverança abnegada ao Pai e ao próximo somente por amor e mais nada ; perdoava sempre ; só fazia o bem ; de vez em quando cantava ; ía em festas ; era possuído de uma solidariedade incurável ; estava sempre bem humorado ; cultivava as boas amizades , os sentimentos nobres do coração e as virtudes do carater ; ensinava com maestria , simplicidade e prazer ; Enfim , foi humano ao extremo ... Perfeitamente Humano ... Humanamente Perfeito ...

Bruce Lee:Ontem e Hoje



Entre os praticantes de artes marciais de todo mundo há o reconhecimento uníssono quanto ao legado que Bruce Lee deixou na história como um dos mais apurados lutadores que já existiu.
Aliado a uma técnica precisa de golpes plasticamente perfeitos,ele dedicou-se à prática de coisas que lhe eram muito importantes,como:outros estilos de lutas fora do tradicional Kung Fu,esgrima,dança,musculação,filosofia e leitura.Era um auto-didata por natureza.
E graças aos esforços e as descobertas empreendidas por ele,temos,à partir de então,uma nova modalidade no combate ‘mano-a-mano’: o Jeet Kune Do.

Visões Raras




Quando Deus fez a convocação à Isaías,no ano da morte do Rei Uzias,cerca de oito séculos a.c.,para o exercício profético em Israel,um fenômeno sobrenatural aconteceu marcando-o profundamente desde então e para todo o sempre.
Desta experiência,única e pessoal,ninguém esta autorizado a criar fórmulas pitorescas do modo pelo qual deva de se dar o encontro de Deus com quem quer que seja.E , por incrível que pareça,até alguns teólogos defendem tal coisa.
Todavia,dentre tantas situações arroladas e descritas pela própria vítima do incidente,três são de fisionomia extremamente chocantes.

Minha Oração no Caminho



Pai de amor , vim aqui dizer-te alguma coisa ...E coisa nenhuma disse...
Estranho , pois , entre os homens sei falar , porém , diante de ti não sei dizer...
Então , por favor , aceite o que não disse como se tivesse dito tudo...
Só assim , talvez , esta oração represente com fidelidade o que gostaria que tu ouvisses dos meus lábios...
E nessa certeza , caminho em direção ao que meu coração discerne ser tua vontade pra mim...

Palavra Pobre


Há uma pobreza crassa nos conteúdos daquilo que se comunica como mensagem habitando todos os lugares do planeta Terra.Assim,embora tenhamos acesso à mídia , a tecnologia de ponta e aos saberes multicoloridos ,não correspondemos à altura aos tais
mecanismos de facilitação de cultura , numa anticultura de esvaziamento de valores ,on
de nem a língua que se fala é levada a sério.

Caixinha de Surpresas



Viver é uma caixinha de surpresas.Que o diga a própria imprevisibilidade do fato
de existir;a temporalidade circunstancial do ser que somos;os mundos macro,micro e su
pra cósmicos; a impotência cosmovisional humana diante do elemento raro; as mutabili
dades variadas sofridas em decorrência do processo “metanoiano” da mente e as experi
ências inimagináveis com o desconhecido;entre muitas outras.

De Volta às Origens


Uma das afirmações mais fantásticas que conheço é,sem dúvida,a que abre o Gênesis:’no príncipio criou Deus’.Talvez,e,principalmente porque,de per si, venha
dispensar comentários,devaneios,racionalidades científicas, arrazoados filosóficos,
pré-molduras teológicas,logicismos sistemáticos e outros estereótipos da caricatura
gem intelectual humana , tornando-os completamente obsoletos em relação ao que
ela sozinha diz.

Incógnito Divino



Parece absurdo,mas a mentalidade humana avançou praticamente nada acerca da
Revelação do Eterno,de modo que,ainda hoje,em pleno vapor do progresso científico –
tecnológico do século XXI,esta questão milenar existencial receba considerações turvas,
inconsistentes e baratas.Coisas clássicas,do tipo “Deus é o Criador Todo-Poderoso do U
niverso,é Senhor,é Pai Celeste,é Divino Arquiteto”,apesar de simplista,perduram concei
tualmente na pós-modernidade histórica como supra-sumo das declarações feitas no pas
sado remoto da civilização.Outras,no entanto,geradas no diapasão folclórico da tradição
cultural popular vertem a ideologia fatalista do qual Deus é um ser totalmente misterio
so,enigmático,simbólico,emblemático,alienado,desconhecido,distante,ou,até mesmo, co
mo a grande energia mística que rege o cosmo.

De Saco Cheio


Todos somos sabedores que Deus é ,à priore,Todo-Poderoso,Magnífico em Glória,Explêndido Criador do universo,Senhor Absoluto do cosmos e Rei Eterno em
toda e qualquer dimensão da existência e,para tanto,qualificativos não lhe faltam.
Portanto,falar Dele é algo muito fácil.É só olhar em volta e cada coisa que
há testemunhará por si só que o Altíssimo é Grande.O salmo 19 que o diga.

A Comunidade Dos Meus Sonhos


Como o próprio vocábulo diz,comunidade é a sociedade que vivência na permuta de suas relações de convívio,valores,princípios e coisas em geral comuns.
E nessa troca diuturna social , cria-se o chão próprio dos que comungam entre si e desenvolve-se no âmbito do dia-a-dia a busca incessante pelo bem de todos,de mo
do que não haja prejuízos na construção da individualidade de cada um e nas múl
tiplas expressões culturais do meio.Em tese,é isso.
Na prática , principalmente no que tange a realidade histórica brasileira ,
esse ideal comunitário vêm diluindo-se,gradativamente , pela banalização da vida,
corrupção institucional nas organizações e poderes constituídos e pela cara-de-pau
dos que fazem a “ politicagem dos discursos eloqüentes “ sem nenhuma correlação
efetiva aos conteúdos propostos através do significado real do termo apreciado.

De Quem é a Culpa?



Na sociedade acadêmica-religiosa circula a idéia de que a causa do crescente número de pessoas que,diariamente,desvinculam-se da chamada igreja oficial, seja
Ela romana ou protestante,ocorra como desdobramento escatológico perceptível a-
través da fenomenologia contemporânea da pluralização,da globalização,da secu-
larização,do pragmatismo,do hedonismo,do relativismo e pelo avanço vertiginoso
do elemento tecnológico-científico pelo qual caminha a humanidade.

O Evangelho "evangélico" Tupiniquim e o Evangelho de Jesus



Há muito tempo as coisas não andam bem por aqui.A começar pela importação cultu-
ral oriunda dos países de origem dos missionários protestantes que a trouxeram na baga-
gem junto com a pregação bíblica,não diferenciando muito bem uma coisa da outra, de
sorte que até hoje esse é um problema ainda a ser resolvido plenamente no Brasil.

A Simplicidade da Oração


A oração ao “PAI NOSSO QUE ESTÁ NO CÉU’ é tão antiga quanto antiga é a própria saga humana.No Éden,por exemplo,Adão falava com Deus todo dia numa boa.Sem titubeios,oba-oba ou cretinices. Naqueles dias,orar era algo profundamente natural e simples.
Então,veio a queda e o pecado trouxe prejuízos trágicos à humanidade.E a oração,temporariamente interrompida, quando recomeça traz consigo o signo de uma invocação ao DIVINO como um Ser que parece distante.
Pobre-abençoada geração de Enos.