terça-feira, 31 de janeiro de 2012
sábado, 21 de janeiro de 2012
FAZ MILÊNIOS QUE O MUNDO NÃO ASSISTE AO QUE POSSA SER A VERDADEIRA REVOLUÇÃO DA IGREJA
ESTA É A MINHA IGREJA. VOCÊ QUER SER PARTE DELA?
Quando Jesus disse que o “reino de Deus” ou o “reino dos céus” seria semelhante a [...] uma semente pequena que cresceria; ou como um fermento imperceptivelmente penetrante; ou como um tesouro escondido no campo; ou como uma pérola de grande valor, porém não disponível aos sentidos de todos; ou como uma candeia que iluminaria a todos os que estivessem na casa; ou ainda como o sal da terra — Ele apresentava, também, ao assim dizer, o paradigma do que a Igreja [a Dele] deveria ser como expressão visível do reino de Deus na comunidade humana.
Desse modo, as ênfases de Jesus são aquelas ligadas ao pequeno que cresce naturalmente a fim de acolher... [semente/árvore]; ao que tem como poder a pervasividade discreta [fermento]; a um valor indizível e que é conhecido apenas por quem o venha a conhecer em seu real significado [a pérola]; a uma riqueza escondida dos olhos de todos, e que não é objeto de propaganda [o tesouro oculto]; a uma luz para os da casa [a candeia; que ilumina a muitos se aumentarem as casas com sua luz no interior]; e à qualidade de gosto da presença dos discípulos, com poder de dar gosto divino onde estejam [o sal da terra].
Ora, em nenhuma dessas coisas a ênfase está na grandeza, na publicidade, na promoção ou na propaganda!
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
O CAMINHO É MAIS DO QUE UM LUGAR
CAMINHO DA GRAÇA
Jorge Camargo e Gladir Cabral
O caminho é mais do que um lugar
É provar de um mistério
É vontade louca de abraçar
De encontrar sem horário
Ter aberto o próprio coração
A primeira porteira
Entoar os versos da canção
Muito além da fronteira
É provar o calor dos desertos
É beber o sereno das noites
Os temores de tempos incertos
É cair,levantar,
Aprender,retornar
O caminho é mais do que um lugar
Caminhar é preciso
Mesmo quando tudo faz chorar
Ensaiar um sorriso
Contemplar a beleza de estrelas
Partilhar a doçura de amá-las
Celebrar toda graça de vê-las
Desfrutar,padecer,
Relembrar,esquecer
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
FABRICANDO ESPERANÇAS, CONSTRUINDO VIDAS...
Nas ruas de Dakar o dia todo...
O serviço de internet é bom. Falta tempo mesmo, e no fim do dia, é disposição que não temos. Mas sinto alegria de compartilhar algumas novidades do campo:
Vamos trazer tecnologia brasileira para levantar de modo rápido, econômico e sustentável paredes e tetos para as escolas daqui (Sim, é isso mesmo. O professor dá aula debaixo do arbusto e as crianças ficam ao sol nas escolas mais periféricas da capital e em todo interior do país).
sábado, 14 de janeiro de 2012
AOS DESIGREJADOS E AOS QUE NÃO SOFREM DE AMNÉSIA!...
O fenômeno que hoje assusta as lideranças religiosas — embora elas não digam nada sobre o assunto, e, ao contrário, celebrem sucessos... —, é o do crescente grupo dos desigrejados; ou seja: dos que foram gente da “igreja”, mas que, agora, não conseguem nem mais passar na rua da “igreja/prédio”...
Ora, esse fenômeno é novo em tese, embora faça 25 anos que eu diga que já começava a ser assim naquele tempo; não nos volumes de evasão massiva da atualidade. Todavia, tenho vários livros escritos que afirmam o que acabei de dizer, e inúmeros artigos meus, do passado, os quais denunciavam o que inevitavelmente aconteceria.
Assinar:
Postagens (Atom)