segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os Diálogos Do Ser



Todos temos certos diálogos interiores.São vozes,são falas,são expressões,são conversas íntimas e secretas...
É quando a razão apela aos meandros da emoção respostas equivalentes ao entendimento adquirido como fato;É o cérebro interagindo com o coração;É a mente chamando os sentimentos para o casamento do amor com à verdade.
Em suma:é o SER monologando idéias,aspirações e esperanças.

Às vezes,o melhor é dar vazão aos ventos subjetivos dos sentimentos instigados pelo desabrochamento das emoções e outras vezes sábio é seguir os raciocínios ponderados pelo crivo da razão.
Você já se viu conversando com você?
O quê?
Já?
Putz...
Então,calma.
Estou aqui para dizer-te que não és louco.
Tua alma e tua mente esteve apenas mostrando a ti que são amigas,parceiras e consortes na fina e nobre arte de fazer você existir,saudavelmente.
No entanto,grande parte desses arrazoados deflagrados no lado de dentro são excitados por situações e realidades ditas importantes,no lado de fora.
A tensão entre esses dois pontos pessoais de foro íntimo demanda equilíbrio e sensatez,não sem esforço.
Mais que isto:demanda juízo,muito juízo...Juízo mesmo.
Assim,as manifestações emocionais revelam mais que sentimentos em andamento e, também,os mecanismos lógicos racionais revelam mais que pensamentos,revelam,acima de tudo,em SER que dialoga.
Agora,quando uma crise existencial se instala dentro da gente como conseqüência dos ecos introspectivos não satisfeitos e como dilemas horizontais não resolvidos de modo pleno,há em nosso favor,ainda,a confiança que aguarda em Deus dias e momentos melhores na certeza de que “Ele pode fazer infinitamente mais além de tudo aquilo que pedimos ou pensamos,conforme o Seu poder que opera em nós.”
Algo parecido com o refrão dos salmos 42 e 43,que diz:
“Porque te abates,ó minha alma?
Porque te pertubas,dentro de mim?
Espera em Deus,pois,ainda o louvarei,
A Ele,Rei meu e Deus meu.”
Pense nisso...
Marcelos Louzada.