quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O ENIGMA




Os alemães aprimoraram uma máquina de códigos portátil, chamada Enigma, durante a 2ª guerra. Com ela eles conseguiam se comunicar via rádio sem preocupações de terem suas mensagens interceptadas. Até que o governo Britânico com ajuda de matemáticos poloneses e de códigos roubados pelos franceses, conseguiu quebrar o segredo da Enigma. Os Alemães nunca desconfiaram disto. Estima-se que o fim da guerra foi antecipado em 1 ano por conta da quebra do segredo. 

O que isso tem haver com o evangelho?


Bom, além do fato da 2ª grande guerra ser mais um prelúdio do Apocalipse, com direito a Hitler como um projeto de Anti-Cristo, além disso, o uso de mensagens cifradas me remete às parábolas contadas por Jesus, que aparentemente fazia questão de não ser entendido pela grande maioria das pessoas que o ouviam.

‘Ainda que continuamente estejais ouvindo, jamais entendereis; mesmo que sempre estejais vendo, nunca percebereis.Posto que o coração deste povo está petrificado; de má vontade escutaram com seus ouvidos, e fecharam os seus olhos; para evitar que enxerguem com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, convertam-se, e sejam por mim curados’.

Esta foi a resposta de Jesus aos seus discípulos quando perguntado, citando a profecia do profeta Isaías.

Em suma, as pessoas não estavam prontas para a Verdade que vinha da boca de Jesus. E as parábolas tinham a simples função de alimentar a intuição dos que tinham sensibilidade para o amor e para a vida.

Foi assim que Jesus conduziu boa parte de seu ministério, começando de alguns discípulos que haviam tido seus corações amaciados por João Batista, e depois por aqueles  que foram se maravilhando pelas suas palavras, gestos, atitudes e pelos milagres.

O problema é que muita gente ali não estava pronta para verdades como a do messias ser um salvador de corações e almas e não o salvador do país sitiado por Romanos a décadas. Muita gente ali não estava pronta para entender a diferença entre a religião e a adoração a Deus em espírito e verdade. Muita gente ali não estava pronta para o Reino de amor cheio da vontade de servir, queriam ser pequenos reis ou sub-reis servidos ao molde do que se via na época. Muita gente ali não estava pronta para a mensagem de amor e graça que procedia da boca dEle.

É por isso que Jesus diz que o Reino é como uma semente muito pequena, que germina de noite, e vai crescendo, escondidinha, até se tornar uma árvore...

É por isso que existe nos evangelhos uma coleção de parábolas que são um "péssimo negócio" para Deus, como a do filho pródigo,  da drácma perdida, da ovelha perdida, dos trabalhadores que chegam na vinha  um após o outro ganhando o mesmo salário, todas cheias de graça, todas colocando-nos no mesmo patamar de significância, recebendo algo que nunca poderíamos merecer, embora pelo olhar cheio de auto-suficiência de alguns elas pareçam tremendamente  injustas...

É por isso que existem tantas parábolas falando de amor e perdão.

E tantas parábolas sobre as pessoas não estarem ou não serem prontas para a verdade.

Será que hoje seria diferente? Será que Jesus pode, de fato, se revelar para a grande maioria de nós?

Interessante que a Verdade é a verdade que incomoda a muitos, em todas as situações.

Os psicólogos são treinados a ouvirem muito, e só emitirem a verdade a respeito da pessoa e os conselhos de cura, se a pessoa estiver pronta para ouvi-los. Eles tentam sutilmente fazer com que a pessoas percebam o quão estão enganadas ou erradas por si próprias.

É por isso que tem gente que fica anos no consultório fazendo terapia. Isso quando o terapeuta é sério (porque como em qualquer profissão, há os enrrolões).

Para os que não querem a verdade, ela é insuportável.

Será que é por isso ser tão difícil se fazer entendido por alguns. Às vezes, por mais claro que eu tente ser, parece que falo em outro idioma. Nestas oras penso se não estou falando em línguas estranhas.

Talvez por isso São Franscisco de Assis tenha dito para pregarmos o tempo todo, e apenas se fosse mesmo preciso, que pregássemos com palavras.
Bom, falando de mim, tenho pensado muito neste conceito já a algum tempo.

Me lembro de algumas reações minhas frente a verdade, na adolescência e na juventude. Eu não estava pronto. Eu queria a verdade, mas havia tantas tradições, certezas familiares, religiosas, que a luz chegava como que através de muitas peneiras.

E a atitude de alguns, de amor prático, era como um jato de luz quebrando meus castelos de auto-engano. Talvez esta seja a resposta do Enigma...

E Acho que já falei muito.

E que Jesus se forme em nós, nas nossas atitudes, e na sabedoria de dizer o que as pessoas podem suportar.

19-10-2012
 Casa Rosa, Italva-RJ

Leo