quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Comunidade Dos Meus Sonhos


Como o próprio vocábulo diz,comunidade é a sociedade que vivência na permuta de suas relações de convívio,valores,princípios e coisas em geral comuns.
E nessa troca diuturna social , cria-se o chão próprio dos que comungam entre si e desenvolve-se no âmbito do dia-a-dia a busca incessante pelo bem de todos,de mo
do que não haja prejuízos na construção da individualidade de cada um e nas múl
tiplas expressões culturais do meio.Em tese,é isso.
Na prática , principalmente no que tange a realidade histórica brasileira ,
esse ideal comunitário vêm diluindo-se,gradativamente , pela banalização da vida,
corrupção institucional nas organizações e poderes constituídos e pela cara-de-pau
dos que fazem a “ politicagem dos discursos eloqüentes “ sem nenhuma correlação
efetiva aos conteúdos propostos através do significado real do termo apreciado.

Assim,com a perda irreparável dos legítimos e inalienáveis direitos cons
titucionais adquiridos , ocorre a produção paralela de uma sociedade que migra , a
passos largos , para o caos de um “ modus viventes “ cada vez mais marginal.
Essa pulverização contínua,faz com que o sujeito viva a tensão dualista-
existencial- flagrante como um malabarista tentando equilibrar-se sobre a corda
bamba.Se bobear,cai.
Por conseguinte,se procurarmos pelo gene dessa idiotice tola da civiliza
ção daqui,nos encontraremos,à revelia,com o berço da civilização universal que,
por hereditariedade congênita legou-nos na interioridade do ser o mal patológico crônico que Paulo explica em Romanos 7 como a fonte original de onde decorrem
as loucuras do psiquismo humano que solapam o intercâmbio entre os descenden
tes de Adão e Eva.
Portanto, tratar dos dilemas pelos quais caminhamos ,como pessoas-mem
bros de um grupo estatal , requer de nós o mínimo de bom senso para refletir na es
sência intrínseca da natureza que carregamos.Pois pecado não é só o que comete
mos de ruindade ou o que deixamos de fazer por fleuma omissa , mas o que herda
mos dos nossos pais na concepção da existência do que somos.
Talvez por isso , sonho com uma comunidade menos complicada.
De fato , a comunidade dos meus sonhos , ainda que imperfeita , arrepen
de-se de seus erros , confessa-os perante Deus e os homens e pela Graça procura
não mais repetí-los.
A comunidade dos meus sonhos se solidariza por outrem , independente
de cor , sexo , idade , pátria-mãe , crenças , culturas , ideologias e de qualquer ou
tra diferença que haja.
A comunidade dos meus sonhos abriga , acolhe , perdoa , cura , hospeda,
ouve , aceita , ajuda , alivia , encoraja , ensina , compartilha , une , restaura , recon
cilia , caminha , evangeliza , cuida , discipula , socorre , adora , canta ,prega , crer , louva , agradece , suaviza , respeita , abençoa , ora , lê , pensa e vive em paz.
A comunidade dos meus sonhos sonha e busca dias melhores.
A comunidade dos meus sonhos anda por fé e não por vista.
A comunidade dos meus sonhos valoriza o ser , o bem e a famíla.
A comunidade dos meus sonhos levanta mãos santas ,sem iras ou conten
das.
A comunidade dos meus sonhos é a comunidade que assenta-se à mesa
da fraternidade , sem legalismos , discriminações ou preconceitos.
A comunidade dos meus sonhos compromete-se visceralmente com a PA
LAVRA até as últimas conseqüências.
A comunidade dos meus sonhos é composta por homens e mulheres avi
nhados pelo ESPÍRITO SANTO.
A comunidade dos meus sonhos não usa amuletos , barganhas , pessoas ,
fetiches , bajulações e nem os estereótipos nocivos do espírito religioso “cristão”.
Enfim , a comunidade dos meus sonhos é aquela que se agrupa em torno
do nome de JESUS e que preserva em seus vínculos o maior de todos os dogmas :
o AMOR.
Marcelos Louzada.