quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Igreja de Deus



Há algumas vozes eruditas do meio religioso brasileiro cristão vociferando a ideologia eclesiológica segundo a qual a Igreja de Deus nessa Terra é muito mais meritória do que qualquer outro ambiente social de convívio , seja ele o trabalho , a nação , o povo , os amigos e pasmem , a própria família.
Interessante é que em nenhum momento ou lugar Jesus disse isso.Consequentemente , nem Pedro ,nem Tiago , nem João , nem Paulo ou algum outro apóstolo trataram as coisas dessa maneira.
Mesmo porque , o bate-papo corriqueiro entre os primeiros discípulos retratavam o universo da fé e do viver na cristocentricidade do ser em Deus . Por isso , não falavam aos homens “de” Igreja , mas de Jesus.

O foco da existência e a razão de ser como povo , com todas as complexidades e amplitudes , originavam-se do entendimento do Cristo e suas palavras e sobre o qual a vida era solidificada e reconstruída , dia-a-dia , na jornada do viver .
Igreja , pura e simplesmente , só se dava quando dois ou mais reuniam-se em qualquer lugar , em harmonia , em torno do Nome de Jesus , com graça ,verdade e amor .
No mais , essa categorização simplista “povo-instituição de Deus” aplicada ao significado essencial do ente Igreja como sendo aquela única portadora da verdade de Deus no mundo , além de absurdamente estranha é totalmente descabida na Palavra .
O EVANGELHO não é só mensagem ( verdade );é vida . As flores , os pássaros , os campos , as estações climáticas , os fios de cabelos da cabeça humana , as pedras brutas , o trabalho , as criaturas , os anjos , a família e muitas outras coisas são vida na vida e na boca de Jesus . Era desse chão básico que Ele desocultava a verdade do Evangelho .
Ou seja : a verdade de Deus como tal não tem dono , não tem mestre-de-cerimônias , não tem dogmas , não tem religião , não tem tribos , não tem agência.Antes , porém ,de tudo , o que dela decorre , é vida , liberdade , consciência , revelação ,transformação e ,obviamente , muito mais .
Portanto , quem tem ouvidos para ouvir , que ouça . O Vento sopra onde quer . Pois , se o Filho vos libertar pela instrumentalização da verdade , verdadeiramente sereis livres . Re-nascidos . Re-generados. Re-feitos . Pouco importando , para tanto , qual tenha sido o meio veiculador das boas novas .
Assim , declaro : a Igreja é de Deus , mas Deus não é da Igreja .Ele continua livre , independente e soberano .
Marcelos Louzada.