quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sem Borocoxô Com Deus



Nos Evangelhos , ou seja , em Mateus , Marcos , Lucas e João , não há qualquer indício que aponte Jesus tentando fazer média com quem quer que fosse .
Entretanto , embora tal atitude desse à Ele a credibilidade mínima necessária para fazer o que fazia e como fazia isto provocou , em contrapartida , sentimentos hostis violentos de rejeição ao carater vital da obra messiânica da qual estava investido .
E , mais que isto : trouxe , de fato e também , a eclosão de três grupos primitivos básicos : os que o admiravam , os que o rejeitavam e os que o seguiam .

O primeiro , foi aquele que facilmente encantou-se com os discursos , com os milagres e com tudo o mais que tornava a vida melhor , sem , contudo , enganjarem-se responsavelmente no projeto do Reino de Deus aqui na Terra .
O segundo , formado na sua grande maioria pelos sectários membros do clube religioso e político de então , optou por uma leitura teológica legalista dos escritos de Moisés e por uma apreensão fatalista das tradições socio-culturais judaicas com tanto radicalismo moral que negou Jesus até a morte , e morte de cruz .
Já o terceiro , proporcionalmente menor e o mais ideologicamente eclético de todos , reuniu em torno do EVANGELHO àqueles que creram no SENHOR , arrependeram-se dos seus pecados e experimentaram uma integral revolução interior muito maior que o próprio curso de suas existências ambíguas .
Mas alguém dirá : isto foi naquele tempo . O romantismo primaveril acabou. Afinal de contas , estamos na era da física quântica , dos movimentos cibernéticos globalizados , da engenharia genética da célula-tronco , da ultravalorização do 'status quo' , da teatralização pulverizada dos elementos lúdicos da fé e da jactância utópica do saber plurificado .
Tudo bem , todas estas coisas são realmente verdadeiras . Só tem um pequeno problema : a racionalização humana não invalida o que Jesus disse : "passarão os céus e a terra , mas as minhas palavras jamais passarão" .
O que mudou foi só o tempo ; a ambiência do coração , não . Continua sendo a mesma . Controvertida . Melindrosa . Irremediável ...
Este é o motivo pelo qual todos temos que dar à Deus uma resposta , sem borocoxô .
No meu caso , foi simples . Apenas agi como Pedro : "Senhor , para quem iremos ? Se só tu tens as palavras de vida eterna" .
E voçe , o que diz ?
Marcelos Louzada.