quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Pedagogia De Jesus



Educar é uma missão gloriosa,porém,dificilima.Pois,ultrapassa os espaços fisicos delimitados na horizontalidade do ler e escrever;do interpretar textos e adquirir culturas,estilos classicos e etiquetas sociais besuntadas;além,é claro,da mera tramitação de conhecimentos academicos ou informações laboriais teoricas convincentes.
Por isso,educar não é blá-blá-blá,não é lançar palavras ao vento e nem é a conceitualização fria de leis caducadas pela ineficiencia no chão do nosso proprio tempo.

Aliás,se educar,conforme as ideologias filosoficas propostas pelo sistema educacional vingente,educasse,muitos filhinhos queridos de papai e mamãe não seriam individuos tão deselegantes na sua relação com o proximo como,infelizmente,costuma ser.
Assim,quanto mais se diz estar evoluindo no progresso pelo qual se institucionaliza a educação formal catequizada mais se involui como belezura de pessoa na sutileza do convivio humano.
Portanto,deve de haver o ponto de equilibrio entre o saber do ser e o ser que afirma que sabe.Caso contrario,se instalará de vez a idiotice de uma intelectualidade burra,educacionalmente,pelo vazio de mais uma metodologia contraproducente.
Educar é,antes de tudo,formar carater;é inculcar principios imortais e verdades eternas;é parir a macheza de um verdadeiro filho de Deus no interior do coração;é tratar a vida com a seriedade que ela demanda;é guiar na vereda da justiça;é caminhar lado a lado;é doar amor voluntario;é aprender sempre;é ser último mesmo quando primeiro e é ser pequeno,ainda que grande.
Quem,senão Jesus de Nazaré,conseguiu encarnar o espirito de uma pedagogia educacional tão profunda,viçosa e fascinante como esta?
Nele,educar consiste em dar a outra face;ir,apesar do contragosto,mais de uma milha se for obrigado;perdoar,não sete,mas,setenta vezes sete;orar,com ternura e bondade,até pelos inimigos de plantão;dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus;discriminar todas as discriminações e preconceitos imbecis;encher a existencia de graça,de fé,de ânimo,de esperança,de luz,de paz,de entusiasmo,de confiança,de boas novas,de compaixão e de solidariedade;enfim,educar é estar disposto a amar a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a si mesmo.Como disse Paulo:sem amor nada aproveitará...
E quem quiser saber se essa pedagogia ainda está no prazo de validade,experimente-a e se surpreenderá que nada podemos contra a verdade,a não ser em favor da verdade.
É só seguirmos como alunos dedicados a verdade em amor e dessa forma estaremos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra,NELE.
Marcelos Louzada.