quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Parodoxo Do Sucesso Humano



O sucesso segundo o padrão humano não tem,necessariamente,nenhuma ligação peremptória com o caráter de quem o possui;muito menos correspondência interior quanto aos fatos materializados do lado de fora das pessoas;tampouco é medido pelo critério ajuizado da retidão conforme a equidade da justiça o determina ser.
Seus elementos abalizadores originam-se das grifes do momento,dos pedigrees corporificados na história,dos louros do status adquirido,das idéias reconhecidas e aceitas,da maioridade quantitativa do que quer que puder apresentar-se com vestes de grandeza,das aparências estéticas muito bem formatadas na confraria convencional da beleza exterior e das multiplicidades de discernimentos presentes na conjuntura conceitual de sucesso onde manifestações semelhantes a estas ocorram como prêmio existencial para quem almeja vivenciá-los narcisista,hedônica e pragmaticamente.

Essa é a plataforma a partir da qual é erigida a indelével charge caricaturada de triunfo do mundo e das suas expressões vitais equivalentes.
Ora,a horizontalidade básica disto está calcada por diversos meios e modos indiscutíveis no planeta habitado,que não percebê-los,seria o atestado mais chulo de cegueira que já vi.
Portanto,falar de sucesso de acordo com esta perspectiva é falar de dinheiro,fama,bens,carnavais,orgias,prazeres desenfreados,poderes,influências,saúde perfeita,corpos físicos sarados,espírito capitalista de consumo,mídia de ponta,independência financeira,ascendência social,caciques e oligarquias política-econômica-empresariais e religiosas,como a fonte da felicidade e do bem maior.
A caracterização perversa advindas das pressões e pulsões integrantes no processo evolutivo desse sistema globalizado faz com que aumente os casos de depressão,baixa autoestima e haja a dissolvência do amor próprio,além das diferentes psicopatologias que desequilibram o sistema imunológico , adoecendo até a matéria orgânica.Fora aqueles que tiram a própria vida ...
O que adianta ter muita coisa e não saber como sanar com o vazio do coração , maior que o buraco negro da camada de ozônio?
O que adianta ter isto ou aquilo outro e não ser nem isto nem aquilo,nem nada?
O que adianta TER mas não SER?
O que adianta existir e não conhecer o real signo da existência?
O que adianta ter rodas de convivência e não saber o significado de uma amizade sincera?
O que adianta ter músculos fortes e uma força interior moribunda?
O que adianta ter uma intelectualidade fina e não ser uma pessoa de fé?
O que adianta ter de tudo um pouco no presente sem saciar a sede do espírito por Aquele que É Eterno,
Hoje?
O que adianta ter êxito fora do peito e dentro dele fracasso,decepção e amargura?
O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a própria vida?
Marcelos Louzada.